Os gêneros musicais possuem diversos estilos, ritmos e tradições e cada um deles mostra a riqueza cultural de cada região no mundo.
Cada um deles tem sua própria história, características próprias e impacto único na cultura.
Continue lendo este artigo e entenda o que é gênero musical.
Sumário do Conteúdo
O que é Gênero Musical?
O gênero musical é uma classificação usada para categorizar e definir diferentes estilos e formas de música com base em suas características únicas.
Através de elementos como melodia, harmonia, ritmo, instrumentação e letras você pode perceber as características de uma determinada canção e entender seu gênero musical.
O gênero musical facilita a classificação e organização da grande variedade de canções existentes no mundo.
Já imaginou você ouvir diversas músicas e não saber se é pop, rock, samba, reggae ou alguma outra categoria? Seria ruim, não é mesmo?
Algumas músicas são mais fáceis de distinguir a qual gênero musical pertencem através do ritmo, harmonia, instrumentos, jeito de tocar e cantar, etc. Já outras, devido às suas características não serem tão evidentes tornam-se difíceis de classificar a qual categoria pertencem.
Diferença Entre Gênero e Estilo Musical
Às vezes as pessoas confundem os termos Gênero musical e estilo musical, mas ambos tem sua definição e características próprias na música.
Vamos entender a diferença entre eles.
Gênero Musical
Esse termo é uma categoria que abrange músicas com semelhanças de categoria em relação à ritmo, instrumentação, estrutura e outros elementos musicais.
O reggae, pop, rock, samba, música clássica entre outros são alguns gêneros musicais conhecidos e comuns na sociedade.
Cada gênero musical é definido por suas características de estilo predominantes como por exemplo, os tipos de instrumentos que são utilizados, os temas das letras, os arranjos, etc.
Aquele rock pesado por exemplo, fica bem evidente que é rock por causa da guitarra tocada com bastante distorção e um estilo de cantar frequentemente gritado.
O reggae também é muito fácil de perceber que é um reggae por causa de sua característica rítmica leve e contagiante.
Estilo Musical
Esse termo se refere mais as características específicas de uma ou de um grupo de músicas em um determinado gênero.
O estilo musical é uma forma de descrever a particularidade, a influência na cultura, ou a sensibilidade de arte que está presente em uma música.
Se você observar o jazz, por exemplo, dentro desse gênero pode ter os estilos cool jazz, bebop, free jazz, jazz fusion e outros mais que são derivações do jazz.
Mesmo esses estilos sendo derivados do jazz cada um deles tem características diferentes em relação à harmonia, improvisação, ritmo e outros elementos.
Quais São os Tipos de Gêneros Musicais?
Existe uma quantidade grande e variada de gênero musical no mundo além de diversos estilos, tanto clássicos, antigos, quanto contemporâneos, atuais.
Cada gênero musical tem suas origens geográficas (lugar onde surgiu), características próprias, cultura e influência na sociedade.
Veja abaixo Alguns gêneros brasileiros e internacionais!
Gêneros Musicais Brasileiros
- Samba
- Dos ritmos brasileiros o samba talvez seja o gênero musical mais conhecido internacionalmente. O samba surgiu no início do século XX, no estado do Rio de Janeiro, ele faz uma mistura entre a cultura brasileira e ritmos africanos.
- Bossa Nova
- Na década de 1950 foi o período que surgiu a bossa nova, que é uma mistura de elementos clássicos com jazz e samba. A bossa nova é um gênero musical que tornou-se reconhecido internacionalmente por meio de artistas brasileiros como Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Tom Jobim) e João Gilberto. A bossa nova é conhecida por ter características como melodias suaves e harmonias complexas.
- MPB (Música Popular Brasileira)
- A Música Popular Brasileira, ou MPB, é um gênero que abrange vários estilos musicais, como a bossa nova, samba, forró, etc. Na década de 1960 surgiu a bossa nova para que através da música destacasse a identidade da cultura do Brasil e incentivasse a expressão social e política.
- Forró
- O forró mistura vários ritmos nordestinos como baião, xote e xaxado, inclusive, foi no nordeste brasileiro que surgiu o forró. Talvez você já tenha percebido que o forró tem aquela característica da batida animada e dançante. Nas festas juninas toca-se muito forró e alguns dos instrumentos usados nesse estilo são a sanfona, triângulo, zabumba e outros mais.
- Axé
- Falou em axé, a gente já pensa em que? Bahia. Foi lá, no estado da Bahia, Nordeste Brasileiro que surgiu o axé, nos anos 1980. Esse gênero musical é uma mistura de vários estilos como reggae, frevo e música afro-brasileira. O axé tem ritmo bem animado, dançante e contagiante.
- Sertanejo
- O sertanejo é um gênero musical que foi criado por compositores rurais e urbanos a partir da década de 1910. O som da viola predomina no sertanejo e também suas músicas comumente podem ser chamadas de emboladas e modas de viola. O sertanejo com o passar dos anos foi evoluindo e recebendo elementos modernos.
Leia também os artigos abaixo!
Gêneros Musicais Internacionais
- Rock
- No século XX por volta da década de 1950 surgiu o rock, nos Estados Unidos e chegou ao seu auge entre as décadas de 1970 e 1980. A mistura de folk, jazz, country e rhythm and blues influenciaram o rock.
- Por ter características como guitarras com distorção e um jeito de cantar e tocar bem vibrante fica fácil identificar o rock. Guitarra elétrica, baixo elétrico, bateria e eventualmente teclado são alguns dos instrumentos presentes no rock.
- Jazz
- O jazz é bem conhecido por sua característica musical complexa. Tanto na questão de ritmo, quanto na improvisação existe essa complexidade, exigindo do músico um nível técnico maior para executar o jazz com sucesso. O jazz recebeu influências africanas e europeias e nasceu em New Orleans, nos Estados Unidos, no final do século XIX e no início do século XX entre os anos 1890 e 1910. Dentro do jazz podemos encontrar os estilos jazz fusion, bebop, jazz latino, etc.
- No jazz tem diversos instrumentos como saxofone, trompete, trombone, piano, baixo acústico, bateria e instrumentos de corda como, violino ou guitarra.
- Música Eletrônica
- A tecnologia ao longo do tempo foi avançando e foram sendo criados os sintetizadores, que foram se popularizando junto com os computadores e assim, foi criada a música eletrônica, no século XX. A música eletrônica possui diversos subgêneros, dentre eles estão presentes o trance, acid house, techno e outros mais. A música eletrônica é conhecida pelas batidas eletrônicas, sintetizadores e amostras de áudio.
- Os sintetizadores, caixas de ritmos, samplers e computadores são os instrumentos mais comuns nesse gênero musical, que são usados para manipular texturas sonoras, batidas e sons eletrônicos.
- Reggae
- O reggae nasceu no século XX, no país da Jamaica e são bem características as batidas relaxantes, as linhas de baixo pulsantes e as acentuações no contratempo de suas músicas.
- No reggae você encontra instrumentos como guitarra elétrica, bateria, baixo elétrico, teclado, saxofone e trompete.
- Música Clássica
- A música clássica ou música erudita é conhecida pelo nível de dificuldade elevado para ser executada. Na música clássica você pode ver os seguintes instrumentos: instrumentos de cordas (violino, violoncelo, viola, contrabaixo), instrumentos de sopro (flauta, oboé, clarinete, fagote), instrumentos de metal (trompete, trombone, trompa) e percussão (tímpanos, xilofone, bateria) formando um orquestra.
- Pop
- O pop foi criado na década de 1950, nos Estados Unidos e Reino Unido e é caracterizado por ser acessível, além de possuir melodias cativantes e popularidade no comércio da música. A palavra pop é uma abreviação da palavra do idioma inglês “popular”. O pop envolve vários estilos e influências como o soul, rock, country, etc.
- Você pode geralmente ver no pop os instrumentos guitarra elétrica ou acústica, bateria, baixo elétrico, teclado e também instrumentos de sopro como saxofone ou trompete mas pode haver variação de instrumentos usados no pop e também são inseridos em sua produção musical elementos eletrônicos.
- Blues
- Enraizado e influenciado principalmente na cultura, história e experiências do povo afro-americano nos Estados Unidos, nasceu o Blues, no final do século XIX, no sul dos Estados Unidos.
- Os instrumentos comumente usados no blues incluem baixo elétrico, guitarra elétrica, bateria e também pode ter instrumentos de sopro como a gaita ou o saxofone e também pode ter a presença do piano em suas músicas.
- Flamenco
- Em Andaluzia, região do sul da Espanha, está enraizado o gênero musical e forma de dança flamenco.
- No flamenco tem as castanholas, o cajón, a guitarra flamenca e também as palmas como instrumentos que são comuns em suas músicas.
Elementos Usados Para Definir os Gêneros Musicais
Definir os gêneros musicais não é um processo muito fácil, é algo complexo e envolve vários elementos diferentes.
A instrumentação, conteúdo, função, estrutura e contextualização são elementos que podem ajudar na definição e categorização dos gêneros musicais.
Veja abaixo mais detalhes sobre esses elementos:
- Instrumentação: Através dos instrumentos utilizados em uma determinada canção os gêneros musicais podem ser classificados. Se você ouvir um metal, aquele rock pesado por exemplo, logo você irá identificá-lo pela sua característica sonora mais barulhenta, com distorções nas guitarras, misturadas com bateria, baixo, etc. Já na música clássica você pode perceber uma característica mais tranquila, calma e instrumentos de corda como o violão por exemplo, instrumentos de sopro e também de percussão.
- Conteúdo: O conteúdo de uma determinada música pode conter vários temas em sua letra como sacro, romântico, idílico, etc.
- Função: A função de uma música em um contexto cultural pode influenciar sua classificação em um determinado tipo de gênero. As Músicas podem servir como prelúdios, encerramentos, serem destinadas à arte da dança , entre outras funções. Por exemplo, o samba é comumente associado à arte da dança e celebração em vários eventos sociais, enquanto outras formas de música clássica são produzidas como prelúdios para uma ópera ou para um concerto.
- Estrutura: Dependendo do gênero, a estrutura que compõe uma determinada música pode sofrer variações. Algumas podem seguir um padrão estrutural mais repetitivo, enquanto outras podem conter uma estrutura mais variada. Na música clássica por exemplo, pode haver músicas que incluem a sonata ou a sinfonia, que são estruturas de alta formalidade e com vários movimentos diferentes que no decorrer do tempo mostram desenvolvimentos complexos e variações de temas.
- Contextualização: Para identificar um gênero musical, o contexto em que uma determinada música é criada ajuda demais. A época em que foi criada a canção, a localização geográfica e a influência étnica ou de cultura são alguns contextos que podem ajudar nessa definição.
A Evolução e a Hibridação dos Gêneros Musicais
Ao longo dos anos os gêneros musicais passaram por evolução e foram se moldando, e assim, surgiram vários outros subgêneros e estilos híbridos.
Através das influências da música clássica e do jazz fusion misturados com elementos do rock por exemplo, deu origem ao rock progressivo.
Do mesmo modo, da mistura do som do rock com as raízes do country nasceu o country rock. Já o rap rock foi criado de uma mistura de rap com rock.
Ao passo que a sociedade vai avançando e as culturas vão se misturando os gêneros musicais também vão evoluindo junto. Novos instrumentos começam a serem inseridos nas músicas, novas técnicas de produção e novas influências.
O jazz por exemplo, que foi criado em New Orleans, nos Estados Unidos, teve várias influências incluindo africanas e europeias.
A Importância Cultural e Social dos Gêneros de Música
Os gêneros musicais influenciam a cultura e a sociedade. Várias pessoas os usam como uma forma de expressar suas emoções, contar suas histórias e mostrar suas tradições.
O samba no brasil por exemplo, reflete nossa brasilidade, alegria e receptividade. O jazz, originado nos Estados Unidos com uma mistura de tradições musicais europeias e africanas reflete a história racial do país.
O reggae, que tem um ritmo relaxante e descontraído e que tem raízes jamaicanas é um símbolo da cultura rastafári.
Tratando-se de momentos sociais importantes e históricos, o rock and roll incentivou, na década de 1960, mudança social, promoveu valores de igualdade e liberdade e desafiou normas de cultura.
Pessoas de uma variedade de origens usaram o hip-hop, que foi criado em Nova York, Estados Unidos, para se expressarem, tratando de assuntos de desigualdade e justiça social.
Conclusão
Cada gênero musical existente no mundo mostra a criatividade das pessoas na área musical e a capacidade que a música tem de ir além das fronteiras de qualquer país e também de conectar as culturas de qualquer região.
Todo gênero musical tem suas próprias características musicais, influências, história, tradição e cultura e quem ganha com isso somos nós que podemos desfrutar de vários gêneros e estilos musicais diferentes.
Conhecer a categoria das músicas que estamos tocando é importante, para que a gente não toque uma canção e não saiba nem a que categoria pertence, se é um rock, pop, reggae, ou algum outro estilo.